Colab: Gestão participativa com a facilidade das redes sociais

Quando você vê um buraco na rua, como faz para reclamar? Já tentou denunciar algum tipo de irregularidade para a prefeitura? Difícil pensar nesse tipo de tarefa sem muita burocracias, papeladas e complicação. Mas e se tornar sua cidade melhor for tão simples quanto compartilhar uma foto no facebook ou instagram? Isso já é possível em qualquer cidade do Brasil graças a um grupo de jovens empreendedores em Pernambuco.

“Nós já tínhamos experiência, conhecíamos os políticos e vivíamos os problemas da cidade. Foi então que percebemos que podíamos fazer a ponte entre os cidadãos e a prefeitura.”

Essa é a principal ideia do nascimento do Colab segundo Gustavo Maia, um dos criadores do aplicativo. Os profissionais usaram seus conhecimentos em marketing digital para a criação de uma rede social em que qualquer cidadão pode se cadastrar, postar fotos com os problemas da cidade e ter sua avaliação, sugestão ou reclamação enviada para a prefeitura de sua cidade, e receber informações sobre o encaminhamento da demanda até a sua solução. O sucesso da iniciativa comprova-se pelos mais de 50 mil cadastros na rede e pelo prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo, segundo o AppMyCity da New Cities Foundation.

 

A iniciativa começou em Pernambuco de maneira completamente independente na cidade de Recife, com as potagens do site sendo encaminhadas manualmente para a prefeituras pela equipe do Colab.

“As pessoas não sabem quais são os caminhos, como entrar em contato com o poder público. Nós facilitamos a vida do cidadão.”

Com a visibilidade gerada pelo prêmio e o crescimento do número de usuários, logo surgiu o interesse por parte das prefeituras. A primeira a buscar o Colab  foi a Prefeitura de Curitiba, e dessa parceria começou a ser desenvolvido uma ferramenta de gestão que hoje atende 27 cidades. Com ela, os gestores públicos podem administrar as demandas cadastradas no Colab, encaminhá-las para os órgãos responsáveis e analisar o desempenho na solução dos problemas apontados pela população.

“A prefeitura tem a sua disposição uma ferramenta de monitoramento e um canal para se comunicar diretamente com a população. Acreditamos que essa aproximação é essencial e estamos vendo resultado.”

Gustavo Maia conta que não são poucos os comentários elogiosos de cidadãos que veem suas demandas atendidas de forma  ágil e transparente. Além disso, as próprias prefeituras organizam eventos para reconhecer os cidadãos mais ativos na plataforma e trocar ideias com essas pessoas que se mostram sinceramente interessadas em tornar a cidade um lugar melhor. Iniciativas como o Colab empoderam o cidadão, abrem canais de diálogo com poder público e mostram, na prática, os benefícios da participação e da transparência.

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