FAQ

Quem está por trás do desenvolvimento deste projeto?

O projeto está sendo desenvolvido por um coletivo organizado pela Box 1824, uma empresa de pesquisa e comportamento jovem, formado por sociólogos, cientistas políticos, pesquisadores, fotógrafos e videomakers unidos pela vontade de sonhar uma nova política para o Brasil. Contamos também com diversos apoios que assim como a gente, quer contribuir para que o Sonho aconteça.

Por que uma pesquisa como essa é relevante?

Durante as manifestações de 2013 fomos tocados por muitas dúvidas e inquietações. Ao mesmo tempo em que vimos as microrrevoluções nas ruas, confirmando um comportamento levantado pelo Sonho Brasileiro em 2011, percebemos que há muito mais para investigarmos quando falamos em sonho, jovem, política e participação. A crise é global, a oportunidade também. Assim como a institucionalização da política gerou uma crise de representatividade em todo o mundo, o jovem sente que pode e precisa tomá-la com as suas mãos, de uma forma ou outra. Estas novas formas precisam ser mapeadas, entendidas como oportunidades de transformação.

Acreditamos que precisamos renovar o conhecimento que se tem sobre a forma como o jovem se relaciona com política. Precisamos atualizar o que se sabe e pensa sobre como o jovem vê a política.

Por que uma pesquisa com pessoas entre 18 e 32 anos?

Porque esta faixa etária tem um papel fundamental no processo de transformação da sociedade. Dentro dessa faixa etária os jovens têm maturidade suficiente para entender a complexidade do assunto e a energia, disponibilidade e criatividade suficientes para experimentar, inovar e sonhar com algo novo.

Existe algum partido ou legenda política envolvida?

Não. Este projeto é supra partidário, ou seja, um projeto que está acima da ideologia de qualquer partido político. Essa distância das legendas e partidos garante independência e desprendimento necessários para pensar em novos caminhos, sonhar com novas possibilidades.

Existe alguma empresa ajudando a patrocinar o estudo?

Não. Assim como optamos por fazer um estudo suprapartidário, também optamos por não receber contribuição de empresas para garantir a autonomia do estudo. Assim, só prestamos conta para a sociedade civil brasileira e temos liberdade para abrir todo o conteúdo do estudo de forma gratuita e sem recortes.

Os patrocinadores e apoiadores do projeto o Sonho Brasileiro de 2011 têm alguma relação com este desdobramento focado em política?

Não. O Sonho Brasileiro de 2011 contou com o apoio e patrocínio de empresas e o Sonho Brasileiro da Política é totalmente financiado pela sociedade civil, não tendo qualquer participação dos patrocinadores do projeto anterior.

Qual o cronograma do projeto?

Janeiro a Abril: etapa quantitativa – grupos, entrevistas e vivências etnográficas com jovens de 18-32 anos em 7 capitais do país

Maio e Junho: etapa quantitativa

Julho e  Agosto: análise dos dados e conclusão do estudo

Setembro: Lançamento da pesquisa.

Como vou ter acesso à informação e resultados da pesquisa?

O resultado do projeto Sonho Brasileiro da Política está 100% disponibilizado online, com relatórios completos para serem baixados e utilizados com licença Creative Commons.

Por que a Box1824, uma empresa com fins lucrativos, está fazendo um projeto sem fins lucrativos?

Como uma empresa de pesquisa e tendências especialista no comportamento dos jovens, os projetos  Sonho Brasileiro de 2011 e 2014 são a ação social da empresa que se sente na obrigação de deixar um legado para a sociedade brasileiro fazendo aquilo que faz melhor.

Se você ainda tem dúvidas,  nos mande um email para: [email protected]