Surpresa positiva em Brasília – Um laboratório hacker na Câmara dos Deputados

Com o objetivo de reduzir a distância entre o debate sobre novas tecnologias e as atividades do legislativo, criou-se nesta semana, na Câmara dos Deputados, o que já se aguardava desde o ano passado: a criação do LabHacker. Um laboratório hacker dentro do legislativo federal.

O laboratório hacker da Câmara dos Deputados é um espaço que busca integrar e promover o diálogo entre parlamentares, servidores públicos e toda a sociedade civil em torno de soluções tecnológicos que aprimorem a transparência e a participação popular no legislativo.

O LabHacker surgiu após a primeira maratona hacker organizada pela câmara dos deputados em 2013, quando hackers de todo o país desenvolveram programas e aplicativos com novas formas de visualização de informações e dados para o acompanhamento do trabalho dos parlamentares.

O evento inspirou os participantes a sugeriram a criação de um espaço de cooperação permanente da câmara com a sociedade e com comunidades de desenvolvedores. Em 2014, a câmara criou então o LabHacker.

O espaço é destinado ao desenvolvimento de soluções de inovação que envolvam a participação popular, a democracia digital e a cidadania, valorizando o trabalho em rede e colaborativo e aproveitando o potencial criativo da sociedade para desenvolver novas soluções que aproximem ainda mais os cidadãos do Poder Legislativo.

O LabHacker também realiza atividades  interativas na forma de maratonas, oficinas e rodas de discussão sempre associadas a temas de cidadania e participação e com presença frequente de especialistas.

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo LabHacker, as principais notícias sobre os projetos e os aplicativos em desenvolvimento acesse nosso blog: https://labhackercd.net